terça-feira, 3 de junho de 2008

Hélio Matheus

O versátil Hélio Matheus, carioca (05/07/1940), compositor e violonista - que aprendeu com seu pai, como a maioria, começou tocando em bares e boates da noite. A composição "Comunicação" defendida por Vanusa no Festival da Música Popular Brasileira, em 1969 é seu primeiro trabalho de expressão, posteriormente gravado por Elis Regina, mas foi com um balanço da pesada, a música "Camisa 10" em parceria com Luis Vagner, que lhe rendeu maior prestígio.

Contratado pela RCA, registra seu primeiro LP, o antológico Helio Matheus (1975), que tem a participação luxuosa do grupo Azymuth, Márcio Montarroyos, Oberdan Magalhães, Luis Vagner, entre outros, num total de 128 músicos. "Foi o mais caro da RCA brasileira até então. Tem dezenas de músicos, orquestras, nem coube todos os nomes na ficha técnica", segundo Matheus em entrevista à Revista Bizz, de agosto de 1999. Deste trabalho, uma mescla de samba soul com baladas, destacam-se faixas como a clássica "Kriola", a divertida "Briguenta" e "Marraio".

Gravou pouco e já não grava nada há muitos anos, são apenas um LP, nove compactos e um CD, faz apresentações eporádicas e atualmente mora em São Paulo.

Um comentário:

Iatromante disse...

could you please tell me the catalog number for the original RCA vinyl release? thanks