sexta-feira, 27 de junho de 2008

Antonio Adolfo

Pianista/compositor/aranjador/produtor e professor de música, esse é Antonio Adolfo, que ainda na infância começou seus estudos musicais - nasceu em 1947. Nos anos 60, inicia sua carreira, e em 1964 forma o Trio 3-D, com o qual grava quatro LP's, mas a partir de 1967, suas composições em parceria com Tibério Gaspar lhe rendem reconhecimento e sucesso em canções como: "Sá Marina" - na voz de Wilson Simonal e na finalista do II FIC "Caminhada". Em 1969 viajou a Europa acompanhando Elis Regina e na volta forma o conjunto A Brazuca, que classifica a música "Juliana", no FIC daquele ano, participa de trilhas sonoras de novelas da Globo, com as composições "Teletema", "Manequim" e "Ao redor" - todas com Tibério.

Em 1970, um dos maiores êxitos da dupla. Toni
Tornado (com o Trio Ternura) interpreta e vence o Festival da Canção com "Br-3", um soul com letra empolgante e sonoridade forte. Em 1972 grava seu primeiro álbum-solo para a Phillips e viaja aos EUA, onde estuda e se aprimora.

Em 1977, lança um pioneiro trabalho pelo s
elo Artezanal, chamado "Feito em Casa", que é o primeiro de uma série de LP's independentes (coisa rara na época), distribuido e vendido pelo próprio músico, com uma tiragem incial de 500 cópias - reeditado em cd pela Kuarup Discos, o álbum com influências do jazz, basicamente instrumental, conta com boas músicas como "Feito em Casa" e "Virry". Já "Viralata" (1979) é álbum mais funky, lembra um pouco Azymuth, na mescla do groove com o samba, como nas groovadas "Cascavel" e "Vira-Lata", e nas viajantes "Vermelhinho" e "Paraíba do Sul", um disco essencial.

Antonio Adolfo continua na ativa gravando e produzindo, em 2006 lançou "Ao Vivo" em parceria com a filha Carol Saboya.













Um comentário:

Rocinante disse...

Alô, Japonês.
Tô escutando aqui este baita disco, Vira Lata", e pensando: "por que que eu não pensei nisso antes"!!

Mas que baita som, meu.
Que bom gosto, ô.
Parabéns pelo bróg.

Tem que ouvir e ouvir e ouvir.
Falou!