terça-feira, 27 de maio de 2008

Luiz Chaves


Luiz Chaves, um dos contrabaixistas mais importantes da música brasileira, natural de Belém do Pará, nasceu em 27.08.1931 e faleceu em São Paulo no dia 22.02.2007.

Membro fundador em 1964 do Zimbo Trio, que acompanhou Elis Regina, Jair Rodrigues e Elizeth Cardoso, entre outros, também excursionaram pela Europa, Estados Unidos e Japão, e gravaram mais de quarenta discos. Participou de gravações de trilhas de filmes e jingles, foi diretor musical de peças de teatro e com seus demais colegas do grupo, fundaram em São Paulo (1973) a CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical).


Em 1963, antes disso tudo acontecer, Luiz Chaves lançou pela RGE (reeditado pela Som Livre, 2006), o LP "Projeção", que considero um dos melhores discos de bossa instrumental, principalmente pelos seus arranjos suingados, como em "Berimbau", "Tim Dom Dom", "Miss Balanço", "Estamos Aí", enfim todas as 12 músicas são de alta qualidade. Esse vinil eu comprei há alguns anos atrás, em um sebo aqui em Porto Alegre pelo preço de R$ 5,00?!, jogado no chão, empoeirado, quando cheguei em casa e coloquei na vitrola, pirei com essa sonoridade jazzística da bossa nova de Luiz Chaves.

Nenhum comentário: