sábado, 12 de abril de 2008

Alan Goraguer - La Planète Sauvage (1973)

Trilha sonora do filme de animação La Planète Sauvage (O Planeta Fantástico), longa-metragem lisérgico produzido entre a Tchecoslováquia e a França, dirigido por René Laloux e agraciado com o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes daquele mesmo ano. A estória é baseada na novela Oms en Série, do escritor francês Stefan Wul.

Alan Goraguer, pianista, arranjador e compositor francês, foi o músico escolhido para produzir esta trilha que mistura música barroca com guitarras wah wah, clavinetes e orquestrações com grooves densos e sombrios, que faz este disco essencial e misterioso. Big Pun e Quasimoto foram alguns dos artistas que samplearam "Le Bracelet", principal tema da película.


"Num planeta chamado Ygam, vivem os Draags, raça de gigantes azuis de mais de dez metros de altura. Seres humanos, resgatados de uma Terra devastada, servem de animais de estimação para as crianças Draag. O Planeta Selvagem conta a história do humano Terr, e através dele vamos descobrindo a civilização ao mesmo tempo estranha
e familiar do povo Draag. O planeta selvagem do título é um satélite de Ygam, para onde viaja a consciência dos Draags durante a meditação, uma atividade sagrada para eles. Lá acontece um fenômeno mágico fora do alcance e da compreensão dos humanos - até que Terr e sua tribo, ao final da história, descobrem o segredo e o usam como arma de libertação. O filme apresenta uma animação simples e pouco fluida, mas com desenhos de sombreados detalhados e backgrounds imaginativos. Uma planta sádica que mata passarinhos só por diversão e um tamanduá voador que come humanos em vez de formigas são somente dois exemplos entre muitos numa flora e fauna alienígena divertida e desconcertante.


A ficção-científica é aqui muito mais ficção que científica, e as maravilhas tecnológicas dos Draags não são explicadas e passam por vezes para o terreno da fantasia. A narrativa de O Planeta Selvagem é simples, quase em tom de fábula. Pouco a pouco, vamos descobrindo que por trás da estranheza do cenário e da civilização alienígena, temos seres com as mesmas paixões e as mesma fraquezas que nós. Os Draags são tão humanos em seu comportamento quanto seus humaninhos de estimação. E no conflito entre dominadores e dominados, O Planeta Selvagem mostra que os pequenos sempre podem vencer os grandes. Ao menos nas telas dos cinemas.”

http://www.zshare.net/download/7797943462d0f5/

Um comentário:

Beat Gates disse...

Great blog!
Tnx for the albums..
Visit my blog with funny pics, wallpapers and celebrity pics!

http://my-desktop-wallpapers.blogspot.com/

Updated Daily!
Cheers..