terça-feira, 8 de abril de 2008

Conjunto Melódico Norberto Baldauf

Norberto Baldauf, pianista e farmacêutico, está há mais de 50 anos à frente de seu Conjunto Melódico. Começou tocando piano na Casa Beethoven, na Galeria Chaves, centro de Porto Alegre, para estimular a venda das partituras que lá eram vendidas.

O primeiro baile com o conjunto foi em 17 de maio de 1953, na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, ainda como quinteto. Posteriormente foi ampliado para octeto, e um dos pioneiros do formato "melódico" (grupos menores com sonoridade mais suave, em oposição às numerosas e mais barulhentas orquestras), inspirando a proliferação de quase uma centena de escretes similares até o final dos anos 60.

Na década de 50 os integrantes da turma eram: Norberto Baldauf (piano), Raul Lima (guitarra) - ambos na equipe até hoje - Victor Canella (acordeon), Leo Velloso (contrabaixo e gerência), Porto Rico (bateria), Wilson Baraldo (bateria), Fausto Touguinha (ritmo), Luiz Octávio (crooner) e Renê Martins (crooner). Nos anos 60, entraram Edgar Pozzer (crooner), Leo Belloni (bateria), Helio Santos (vibrafone) e Heitor Barbosa, além de uma participação-relâmpago da lady-crooner Elis Regina em três bailes.

Baldauf e cia. excursionoram pelo Interior, Região Sul e países-vizinhos, atuaram pelas rádios Gaúcha, Farroupilha e Guaíba, foram um dos pioneiros da TV Piratini e gravaram 15 discos pelos selos Odeon, Philips e Continental. Também têm sua história narrada no livro Week-End no Rio – Cinco décadas (e meia) do Conjunto Melódico Norberto Baldauf, (edição do autor, Porto Alegre 2007), escrito pelo jornalista Marcello Campos.
























http://rapidshare.com/files/104853850/NorbertoBaldaufWeekendRJ2-zl.zip














5 comentários:

dgstv disse...

ducaralio o blog, jaison sabe mto man......o fausto touguinha faleceu ano passado, pai dum amigo meu, o tiago

da uma olhada no meu blog la, vamo firma uma parceria quem sabe?

abrazz alemao

http://produtodigestivo.blogspot.com/

Anônimo disse...

GRANDE PONEGO!!!!
O AUTOR DO LIVRO, CAPA CITADA, SE CHAMA MARCELO CAMPOS E É COLEGA NA 720. TÁ DEMAIS ESSE ESPAÇO HEIN!!!
XUCRO

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Excelente! O link para "Ritmos da Madrugada", no entanto, ñ está funcionando. Teria como upá-lo novamente?
doc

Thiago Mello disse...

O disco Encontro Dançante foi retirado do site
bossa-brasileira.blogspot.com
Por favor relacione as fontes.

AURINO disse...

A gente deve esperar que você faça a postagem de um link para download das das músicas dis disco RITMOS DA MADRUGADA - 01? Aguardo seu retorno. Muito obrigado. (a00748@gmail.com)