quarta-feira, 23 de abril de 2008

Raul de Souza

João José Pereira de Souza, mas conhecido como Raul de Souza, nome que adotou por sugestão de Ary Barroso, é um dos grandes nomes do trombone mundial.

Aos 16 anos teve seu primeiro contato com o instrumento, quando tocava na Banda da Fábrica de Tecidos, em Bangu-RJ, de lá foi um passo para as gafieiras e para a sua primeira participação em uma gravação, com a Turma da Gafieira, comandada por Altamiro Carrilho, em 1957. Entre 1958 e 1963, integra a banda da Força Áerea Brasileira, em Curitiba, onde foi levado pelos percalços da vida, pois não conseguia sobreviver diretamente da música. Após seu desligamento do exercício militar, toca na Orquestra da rádio Mayrink Veiga e é convidado por Ségio Mendes para integrar sua banda e excursiona pela primeira vez na Europa.

Em 1965 registra seu primeiro LP como solista, Á Vontade Mesmo, que tem a participação do baterista Airto Moreira, velho conhecido dos tempos em que morou na capital paranaense. Volta à Europa acompanhando Luiz Carlos Vinhas e acaba ficando em Paris por cerca de um ano trabalhando em casas noturnas e clubes de jazz, como o Blue Note, onde tem a oportunidade de tocar com alguns dos grandes nomes do jazz, como o baterista Kenny Clarke.

No seu retorno ao Brasil, integra o grupo RC-7, banda de apoio de Roberto Carlos e forma seu primeiro conjunto, o Impacto 8, do qual fazia parte Oberdan Magalhães e gravam o excelente e "funkeado" álbum International Hot, em 1969. Após um ano viaja ao México e em 1973, convidado por Airto e Flora Purim, então no auge de suas carreiras, realiza uma turnê pelos EUA, onde acaba se instalando e começa a gravar discos, pelo selo Milestones e outros pela Capitol com participações de J.J. Johnson, George Duke, Patrice Rushen, entre outros. Tem seu trabalho e nome reconhecidos, e grava e toca para nomes como Sarah Vaughn, Lionel Hampton, Fredie Hubbard e etc, além dos brasileiros Milton Nascimento e Hermeto Pascoal, por exemplo.

Atualmente vive na França, onde participa de diversos projetos que mesclam música brasileira e eletrônica e inventou o Souzabone, um trombone em dó de quatro válvulas que proporciona maiores recursos.













http://rapidshare.de/files/31324784/TurmaGafieira-zl.zip











http://rapidshare.com/files/109071702/RaulImpacto8InternationalHot-zl.zip













http://rapidshare.com/files/64500068/RaulDeSouza-1978-Don_t_ask_my_neighbors_320_.zip

Um comentário:

Vix disse...

Thank you very much for the RapidShare links 8D