quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Sansa Trio - Disa (1964)

Ritmo e sofisticação*

A gravadora paulistana Som Maior especializou-se em samba-jazz, tendo em seu cast os principais grupos do gênero. Um dos melhores foi o Sansa Trio, formado pelo maestro José Briamonte (piano, arranjos), José Ordoñez (baixo) e Lauro Bonilha (bateria). Neste disco, de 1964 - relançado pela série Som Livre Masters, coordenada por Charles Gavin, o trio contou com a participação de Severino Silva (trombone), Benedito Santos (trombone) e Magno D’Alcântara (trompete).

O repertório reúne clássicos da Bossa Nova, composições de José Briamonte e um standard, Samba Em Blue, do saxofonista Sonny Rollins. Vale lembrar que o LP foi lançado logo após o histórico concerto de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York, que projetou o gênero para o mundo, daí Rollins ter se inspirado a criar o tema.

Entre os clássicos bossanovistas, Primavera (Carlos Lyra/Vinícius de Moraes), Você (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli), Samba de Verão (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle) e Vivo Sonhando (Tom Jobim). Os temas de Briamonte são Gismi, Jolau e Sansa. Além da perícia dos músicos e da qualidade dos arranjos, interessante notar o contraponto entre piano e sopros, mesclando jazz, Bossa Nova e samba de gafieira. Em tempo: sansa é um instrumento de percussão de origem africana.

A música que aqui, pode ser escutada chamada Disa, composição de Johnny Alf, é a que considero como uma das melhores, e que serve de exemplo de como esse trio tinha uma pegada diferenciada em seus arranjos.

*texto adaptado de TONINHO SPESSOTO para jc online

http://jc.uol.com.br/2006/03/20/not_108587.php

Sansa Trio - Disa

Um comentário:

beatnik disse...

Nao se acha o disco. Onde é que se pode faze-lo download?