terça-feira, 11 de dezembro de 2007

João Donato Trio - Amazonas - TV Cultura (1989)

João Doanto, nasceu em Rio Branco no dia 17.08.1934, é pianista, arcodeonista, arranjandor e compositor. Veio morar com a família no Rio de Janeiro em 1945, onde começou sua carreira artística.

Iniciou sua trajetória em 1949 tocando com o lendário flautista Altamiro Carrilho, neste mesmo ano participou de sua primeira gravação. Em 1953 formou sua própria banda, que chamava "Donato e seu Conjunto" e começou a gravar seus primeiros discos de 78 rpm. No final dos anos 50 tocou com João Gilberto e se apresentou, fazendo parte da Orquestra do Maestro Copinha no Copacabana Palace.

Em 1959 viajou para o México com Elizeth Cardoso e logo se transferiu para os Estados Unidos e de lá voltou apenas em 1962, casado e com a experiência de tocar com Cal Tjader e Tito Puente por exemplo. Em 1963 gravou seu clássico LP Muito À Vontade, pela gravadora Polydor com Milton Banana na bateria e Tião Neto no contrabaixo e também lançou A Bossa Muito Moderna de João Donato Trio.

Voltou aos Estados Unidos e ficou por dez anos, regressando ao Brasil em 1972. Sua nova passagem americana deixou registrados LP's como A Bad Donato de 1970, uma "pedreira" jazz-funk com participação do contra-baixista Ron Carter. Segundo a lenda, parece que a gravadora pagou Donato antes da gravação e ele saiu comprando tudo que era teclado para experimentar no disco que acabou mais de 30 anos depois se tornando uma referência, pois na época não foi muito bem aceito, e Donato - Deodato com arranjos de Eumir Deodato, sendo discoteca básica dos dois artistas.

Na sua volta às terras tropicais registrou Quem é Quem (1972) pela Odeon e Lugar Comum (1975) pela Phonogram, participou de muitos discos, como o da estréia de Emílio Santiago em 1975 pela CID e Orlandivo em 1977 pela Odeon, entre outros. João Donato, continua na estrada, fazendo shows, tocando com muitos artistas e lançando seus cd's e dvd's.

Esse vídeo é um especial feito em 1989 para a TV Cultura, com o acomapnhamento dos músicos Luiz Alves no baixo e Robertinho Silva, bateria. A música é Amazonas que está incluída em várias gravações do próprio Donato.


http://rapidshare.com/files/13090345/DonatoDeodato-zl.zip




http://rapidshare.com/files/13795815/Donatoavontade-zl.zip

Nenhum comentário: