segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Bebeto - Rei do Suingue

O "Rei do Suingue", como é conhecido o paulistano Bebeto, cantor, compositor e instrumentista, que começou acompanhando artistas na boate Stardust, em São Paulo, onde aprimorou sua palhetada mágica, até lançar seu primeiro disco em 1975. Quanto as suas influências e a sua maneira de tocar, ele afirma: "Sempre fui roqueiro, mas gostava de música brasileira e de cantar em português, então, inconscientemente, fui criando algo novo". (Bizz, 1999)

Radicado há mais de 25 anos no Rio de Janeiro, o ídolo dos suingueiros faz shows regularmente, "Mesmo sem tocar nas rádios, minhas músicas são cantadas por garotos de 20 anos. Deve passar de pai para filho", comenta o cantor.

Duas obras que simbolizam a sonoridade e a energia de Bebeto:


Esperanças Mil (Copacabana, 1977) segundo álbum de Bebeto, os arranjos de metais são de Sergio Lemke e os de cordas de Waldomiro Lemke. Trabalho intimista que pode ser comprovada em belas canções como: "Nêga Olívia" e "Estou Perdido em Bemóis" - composições de Bedeu, "Esperanças Mil", "Você É A Paz Que Me Acalma" e "Hei, Cara", e nos balanços "Princesa Negra de Angola", "Água, Água" e "Deus Salve Jorge" - homenagem a Jorge Ben.
Cheio de Razão (Copacabana, 1979) é um dos seus maiores sucessos, abre com a levada de "A Beleza é Você, Menina", "Minha Preta" - que na introdução faz uma referência a "Misty Morning" de Bob Marley, "Flecha Negra" em homenagem aos jogadores corintianos campeões paulistas de 1977. Outros destaques ficam por conta das músicas "Apareça", "Penetras", "Meu Astral Está Baixo", "A Vida Está Prá Mim", e a balada "Cheiro de Rosa" da dupla gaúcha Bedeu-Alexandre. Os arranjos ficaram a cargo de José Messias e Sergio Lemke, em um trabalho irrepreensível.

8 comentários:

san2005 disse...

Amigo, é tão raro encontrar alguma coisa do bebeto, que não acreditei qdo achei seu blog. Existe algum link pra baixar esse material? ou é apenas informativo?

san2005 disse...

Amigo, eu de novo, só agora percebi que bastava clicar no nome no disco. Mas fiquei decepcionado qdo vi que o link tinha limite de downloads....

Error

This file is neither allocated to a Premium Account, or a Collector's Account, and can therefore only be downloaded 10 times.

This limit is reached.

Poderia por gentileza re-up desses arquivos?

Unknown disse...

Tive a honra de assistir a um Show de Bebeto no último 24/01/2010 na Casa de Portugal.....eu jamais vi algo semelhante em toda minha vida.....foi demais !!!Inesquecível....
Edna Cristina dos Santos

TIO IVAN - NOSTALGIA disse...

Eu sempre gostei das músicas do Bebeto, pois no dia 24/01/2010, tive a oportunidade de tirar foto e ele autografar meu disco que ele fez 1977 - Esperanças mil -o cara é fera no show, toca muito junto com sua banda, a voz é a mesma, que espetáculo foi o show, na Casa de Portugal com a Equipe Musicaliando, este vai ser uma das minhas melhores lembranças dos bailes.
Ivan

Anônimo disse...

Preciso saber o nome da musica que fala "SURF E COCA COLA " do BEBETO
estou fazendo um trabalho sobre samba rock
Obrigado

Duca

Anônimo disse...

Ouço bebeto desde a minha infância
onde um dos integrantes de sua Banda era meu tio Que diferança de musicas que temos hoje chega dar dor em nossa alma Fiquei feliz em saber que existe este blog do bebeto até hoje tenho suas musicas Abraço bebeto!!!Tenho uma foto com vc eu estava com 7anos de idade hoje com 28.

martya disse...

BHA meu sou tua fa desde o tempo do academicos da orgia foi quando te conheci tinha uns cinco anos na epoca vc queria namorar minha irma uma sarara linda quando me cnheci por gente estava no antigo canecao na av azenha te assistindo de camarote e vibrando muito ainda tenho o seu ultimo vinil SORTE que amo d+ sinto falta das tuas musicas no radio e lamentei nao poder te ver na banda da saldanha bjss da sua fa marta de poa

Pedro Jorge disse...

Parabéns pelo excelente blog que nos dá a oportunidade de conhercemos os perfis artísticos de grandes nomes de nossa Música, a exemplo do cantor e compositor Bebeto - que ao lado de Luís Vagner, Jorge Ben Jor e Seu Jorge, é um dos maiores representantes do SAMBA-ROCK: um de meus gêneros musicais preferidos.
Pedro Jorge - Arapiraca / AL.