domingo, 20 de julho de 2008

Conjunto Farroupilha

O grupo era integrado por Danilo Vidal de Castro - Porto Alegre, RS - 1927; Tasso José Bangel - Taquara, RS - 1931; Iná Bangel - Porto Alegre, RS - 1933; Estrêla d'Alva Lopes de Castro - Livramento, RS - 1934 e por Sidney do Espírito Santo - Sorocaba, SP - 1925.

O grupo foi criado em 1948 na Rádio Farroupilha em Porto Alegre. Inicialmente dedicou-se a interpretar um repertório de canções típicas do Rio Grande do Sul. Em 1952 gravaram o primeiro disco pela Copacabana, que foi o quarto LP a ser prensado no Brasil. Em 1956 o conjunto tranferiu-se para São Paulo iniciando uma série de excursões pelo Brasil e exterior. No mesmo ano gravaram "A chimarrita", toada em estilo gaúcho de Dilu Melo. Em 1957
gravaram o LP "Gaúchos em hi-fi". Gravaram também no mesmo ano "Gauchinha bem querer" de Tito Madi. Durante vários anos o grupo manteve contrato com a VARIG e com o Ministério das Relações Exteriores, promovendo o Brasil no exterior. Visitaram diversos países, entre os quais a China e a antiga União Soviética. Em cada país visitado, o grupo incorporava a seu repertório uma canção típica para homenagear as platéias locais. Dessa forma foi crescendo o seu repertório internacional, com músicas que depois eram lançadas em seus discos aqui no Brasil, como "Noites de Moscou" e "Liechtensteiner Polka". Em países como a União Soviética, Alemanha e Venezuela, gravaram discos que nem foram lançados no Brasil. O Conjunto Farroupilha foi o primeiro a projetar nacional e internacionalmente a música gaúcha. Lançaram entre outros os nomes de Barbosa Lessa e Paixão Côrtes. Entre seus grandes sucessos incluem-se, "Gauchinha Bem-Querer", "Piazito Carreteiro", "Negrinho do Pastoreio", "Prenda Minha", "Boi Barroso" e "Chimarrita Balão". Nos anos 1960 enveredaram pela Bossa Nova, tendo gravado entre outras, "Por causa de você" de Antônio Carlos Jobim e Dolores Duran e "Moça da chuva" de Paulinho Nogueira e Rita Moreira. Em 1961 gravaram com grande sucesso, "A mesma rosa amarela" de Capiba e Carlos Pena Filho. Também nos anos 1960 mantiveram um programa exclusivo na TV Record de São Paulo. Por volta de 1963, Tasso Bangel e Danilo Vidal criaram a gravadora Farroupilha, a qual passaram a se dedicar. Em 1971 o grupo desativou suas atividades devido aos compromissos pessoais de seus integrantes. Até aquele momento haviam gravado 15 LPs e vários compactos e discos de 78 rpm. Em 1983 voltaram a se apresentar no programa "Som Brasil", mantendo a formação original - Tasso, Danilo e Estrela d'Alva - entrando Norma Nagib e Sabiá. Foram oito meses de ensaio para que o retorno mantivesse a qualidade dos trabalhos anteriormente desenvolvidos pelo grupo. No mesmo ano, lançaram pela RGE um LP, com destaque para as composições "Viagem de Carreta", "Meu Tesouro", "Sal grosso" e "Tempo de rancheira", todas de Tasso Bangel; "Jardim da saudade" e "Amargo", de Lupicínio Rodrigues; "Hino ao Rio Grande" de Simão Goldman; "Minuano" de Arthur Elzner e Ney Messias; e "Gaúcho largado" e "Mariana" de Pedro Raimundo.
Texto Dicionário Cravo Albin

2 comentários:

Cavalo Ruivo disse...

Bah, tenho o vinil desse Gauchos em Hi-Fi, perdido em algum lugar...

jaerte antonio jr disse...

Meu amigo me deu um cd, com as músicas desse grupo maravilhoso,como tantos outros conjuntos vocais que existiram no Brasil,como Nilo Amaro e os Cantores de Èbano,Trio Irakitan,Demonios da Garoa e etc... Inclusive,eu tenho um filme do Mazzaropi onde eles aparecem cantando,o curioso é que hoje em dia,as musicas,os artistas de hoje em dia,não todos é claro,estão muito limitados e com falta de criatividade,mas como diz o ditado:O que é bom,nunca sai de moda.