segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Jorge Ben e Originais do Samba - Domingas (1970)

Jorge Ben canta Domingas do seu disco Força Bruta (1970), com acompanhamento dos Origianais do Samba, grupo formado nos 60, por ritmistas de escolas de samba do Rio de Janeiro.

Fixaram-se em São Paulo depois de excursionar pelo México, e em 1968 acompanharam Elis Regina na música vencedora da I Bienal do Samba, "Lapinha", de Baden Powell e P.C. Pinheiro. No ano seguinte gravaram a música "Cadê Teresa", de Jorge Ben, que fez grande sucesso.


Participaram de
festivais e ganharam discos de ouro pela vendas de suas gravações, principalmente nos anos 70, combinando o canto uníssono, a roupa padronizada e boa dose de humor - característica do grupo. Um dos seus integrantes, Mussum, sairia por volta de 1977, para formar Os Trapalhões, ao lado de Renato Aragão e Dedé Santana. Tocaram com grandes nomes da música brasileira - como Chico Buarque, Jair Rodrigues, Vinicius de Moraes - e mundial - Earl Grant. Excursionaram pela Europa e Estados Unidos, e foram o primeiro conjunto de samba a se apresentar no Olympia de Paris.

O Lp O Samba é a Corda... Os Originais a Caçamba (1972), lançado pela RCA Victor, é um dos seus melhores álbuns, com belos sambas e finos arranjos para músicas como Do Lado Direito da Rua Direita , A Volta do Ponteiro, E Lá Se Vão Os Meus Anéis e Esperanças Perdidas. Jorge Ben participa tocando violão em duas canções suas, Tereza e Lá Vem Salgueiro, num parceria muito suingada.

Nenhum comentário: