terça-feira, 27 de novembro de 2007

Tenório Jr. - Embalo (1964)


Tenório Jr, pianista e arranjador, gravou em 1964 o disco "Embalo", acompanhado de um time de priemira, os músicos eram Sérgio Barroso (baixo), Milton Banana (bateria), Rubens Bassini (congas), Celso Brando (violão), Neco (guitarra), Pedro Paulo e Maurílio (trompete), Edson Maciel e Raul de Souza (trombone), Paulo Moura (sax alto), J. T. Meirelles e Hector Costita (sax tenor). Na época foi lançado pela gravadora RGE (comprada pela Som Livre), que o reeditou em cd. Um belo disco que abre com a excelente "Embalo", passa por alguns clássicos bossa-novistas como "Consolação" e "Inútil Pisagem", e pelas magníficas e jazzisticas "Nebulosa", "Nectar" e "Sambinha".

Segundo informações do site http://bethsalgueiro.multiply.com:

"Tenório Jr foi protagonista de um dos casos mais macabros da historia da musica brasileira. Em 1976 ele viajou para Buenos Aires, acompanhando Vinicius de Moraes e Toquinho na turnê de um show. No dia 18 de março desse mesmo ano, após uma apresentação no Teatro Grand Rex, Tenório voltou para o Hotel Normandie, onde estava hospedado, dizendo que precisava descansar.

Às três horas da madrugada, deixou um bilhete na porta do quarto de Vinicius, que dizia: "Vou sair para comer um sanduíche e comprar um remédio. Volto logo". Na rua, foi levado preso pela rede clandestina da repressão oficial argentina, na época do ditador Jorge Videla. Torturado durante nove dias, mesmo após ter ficado claro o seu não envolvimento com atividades políticas, morreu com um tiro na cabeça. Deixou sua mulher grávida e quatro filhos. A quinta criança nasceu um mês após o seu desaparecimento.

A embaixada brasileira foi comunicada do assassinato de Tenório Jr, no mesmo mês de março de 1976, mas o governo jamais tomou a iniciativa de se comunicar com os familiares do músico, que não receberam sequer seus restos mortais. Eram tempos muito difíceis aqueles."

Baixe aqui:

http://www.mediafire.com/?dnxydnzd2id






Nenhum comentário: