quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Gisa Nogueira - Saldo Positivo



A cantora e compositora Gisa Nogueira, irmã do sambista João Nogueira, completa 73 anos nesta quinta dia 15/12. Suas composições foram gravadas com maestria por nomes como Clara Nunes, Beth Carvalho e pelo o seu irmão. Lançou pela gravadora Odeon em 1978 o álbum "Saldo Positivo", seu primeiro trabalho solo, que resulta em excelentes músicas como "Verdade Aparente", "Opção", "Saldo Positivo" e "Peito Magoado". Criada no Méier em ambiente musical, tem uma extensa carreira ligada ao samba de raiz, fez parte do Clube do Samba e participou em 1980, ao lado de Dona Ivone Lara e Leci Brandão, de uma histórica turnê do Projeto Pixinguinha que passou por diversas cidades brasileiras.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Our Latin Thing (1971)


A película "Our Latin Thing" (1971) que apresenta a salsa ao mundo, é um show do grupo Fania All Stars realizado em Nova York e o que se ouve na fita gravada a 40 anos atrás é o melhor do ritmo latino. O documentário vai além da música e estende seu olhar sobre as ruas do bairro e a seu povo. Imperdível!!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ruy Maurity

Em um dia especial como o de hoje, não posso deixar passar desapercebido o aniversário de 62 anos do compositor, instrumentista e cantor Ruy Maurity. Irmão do genial pianista Antonio Adolfo, fez sucesso principalmente na década de setenta com suas canções de temática regional como "Nem Ouro, Nem Prata" e "Serafim e Seus Filhos", teve outras de suas músicas incluídas em novelas globais como "Escalada" e "Fogo Sobre a Terra" e hoje infelizmente pouco se ouve ou se fala sobre ele.

Wilson Moreira

Os 75 anos completados neste dia 12/12 do sambista, compositor e cantor Wilson Moreira. Desde pequeno se interessou por música e sempre esteve ligado a escolas e rodas de samba, suas composições foram gravadas por diversos medalhões da MPB e tem uma prolífica parceria com Nei Lopes, em 1980 lançaram pela EMI o LP "A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes" com muitos de seus sucessos como "Gostoso Veneno". Um salve a essa lenda viva da música brasileira.